Manifesto Jovem

} CAROS(AS) JOVENS AVEIRENSES

 

Na qualidade de representante dos Jovens candidatos na Coligação Aliança com Aveiro apresento o MANIFESTO JOVEM.

 

Com determinação e conscientes das enormes dificuldades que a nossa geração atravessa, mas com a capacidade de ação necessária para fazer face a qualquer adversidade, expomos neste documento as propostas dos Jovens inseridos nesta Candidatura e de muitos Jovens independentes que se identificam com as nossas ideias em áreas tão importantes como a Educação, o Emprego, a Ação Social, o Desporto, a Cultura, o Ambiente e o Turismo, numa visão de futuro para o nosso Município!

 

Ao longo dos últimos quatro anos, tive o privilégio de liderar a JSD de Aveiro, estrutura responsável e pró-ativa que coordenou a elaboração deste Manifesto Jovem, e que ao longo do caminho de preparação das Autárquicas 2017, percorreu os quatro cantos do Município, conhecendo melhor todas as realidades. Promovemos uma série de iniciativas onde procurámos desenvolver atividades transversais junto dos Jovens, desde formações cívicas apartidárias dadas nas Escolas, sensibilizando os mais novos para a importância da causa pública, bem como a visita a Associações e Instituições pilares no crescimento de Aveiro e de uma sociedade de e com futuro.

 

No entanto, quisemos ir além do conhecimento geral do Município, organizando palestras sobre os temas mais importantes, com especialistas nas áreas, para nos ajudarem a interpretar melhor as necessidades da nossa terra. Demos prioridade à Educação, à Saúde, ao Ambiente, à Política na Juventude e à Gestão Autárquica.

 

O resultado de todas estas ações definiu a construção deste Manifesto Jovem, o qual apresenta um conjunto de medidas que reúnem os anseios e necessidades dos nossos Jovens e que igualmente reforçam as propostas e soluções da Coligação Autárquica ALIANÇA COM AVEIRO, para a Juventude, fazendo jus àquele que é o nosso lema: CONTINUAR A MUDANÇA.

 

Um Abraço,

 

João Machado
Candidato a Vereador da Câmara Municipal de Aveiro.

EDUCAÇÃO

} MÓDULO CURRICULAR “CIDADANIA ATIVA”

Com intenção de promover a aprendizagem e o ensino de vários conteúdos sociais e de cidadania, pretende-se sensibilizar as instituições de ensino a adotar novas metodologias e processos educativos que valorizem a educação não formal.

Este Módulo Curricular a implementar no 3.º ciclo do Ensino Básico deverá contar com o contributo das diversas autarquias locais e de entidades de natureza pública, particular, cooperativa e associativa.

} ESTÁGIOS PROTOCOLARES

De forma a responder à necessidade de mão-de-obra qualificada nas empresas do nosso Município, e cumulativamente, promover a inserção dos jovens no mercado de trabalho, consideramos essencial a realização de um estágio semestral protocolado com as empresas/entidades aveirenses. Esta medida destina-se a cursos com mestrado integrado dos estabelecimentos de ensino superior do nosso Município.

} ‘MENTORING’

Com o programa ‘Mentoring’ o estudante frequentador do ensino secundário e/ou técnico-profissional, terá a possibilidade de recorrer à rede de mentores e peritos da IERA- Incubadora de Empresas do Município de Aveiro que o elucidará ao longo de todo o seu percurso académico e profissional.

O objetivo desta medida visa uma maior proximidade ao contexto laboral, auxiliando o estudante em todo o processo de crescimento entre o seu percurso académico e o mercado de trabalho.

} ASSEMBLEIA MUNICIPAL JOVEM NO ENSINO SECUNDÁRIO

A Assembleia Municipal Jovem é um projeto importante que surge de uma proposta da JSD de Aveiro, e que se encontra em execução pela Câmara Municipal para o 3.º ciclo do ensino básico, sendo nossa aposta replicar o projeto para o ensino secundário.

Este programa deve ser acompanhado de formação de âmbito cívico e político, que deve enquadrar os jovens estudantes na forma como se regulam os diversos órgãos autárquicos e de soberania, a nível local e nacional.

EMPREGO E EMPRENDEDORISMO

} EMPREENDEDORISMO EM REDE

Estabelecimento de parcerias que estimulem uma coordenação mais ativa entre a Câmara Municipal de Aveiro, as Juntas de Freguesia, a Associação Industrial do Distrito de Aveiro, as Escolas Secundárias e Profissionais do Município, as incubadoras de empresas de Aveiro e a Universidade de Aveiro.

Este propósito pretende estimular o mercado de trabalho local fomentando o empreendedorismo nas áreas de negócio com maior potencial ou o redireccionamento dos jovens para as empresas do Município.

} ESPAÇOS EMPRESARIAIS

No âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal que aposta na reestruturação e ampliação das zonas industriais do Município (Taboeira, Eixo/Oliveirinha, Mamodeiro) serão desenvolvidos os mecanismos necessários para estimular a fixação dos jovens em termos residenciais nessas Freguesias onde se localizam as empresas.

} DIFERENCIAÇÃO POSITIVA DE TAXAS

Aprovação de um mecanismo de diferenciação positiva ao nível de várias taxas municipais para empresas criadas por jovens empreendedores e startups, bem como para empresas que empreguem 50% ou mais de trabalhadores até aos 35 anos.

De igual modo vamos providenciar a criação de medidas de incentivo ao arrendamento jovem, de forma a premiar quem procura construir a sua vida de forma independente.

} AMPLIAÇÃO DA FEIRA VOCACIONAL E PROFISSIONAL

Tendo esta feira sido criada após proposta da JSD, urge otimizar o modelo, de forma a ampliar o seu âmbito de ação, capaz de se tornar um importante evento regional e nacional, ainda mais atrativo para os jovens e suas famílias.

Para isso pretendemos atrair as mais importantes universidades, escolas profissionais e associações profissionais e educativas do nosso País, bem como um leque alargado de empresas/entidades.

AÇÃO SOCIAL

} REABILITAÇÃO DAS URBANIZAÇÕES SOCIAIS

Por iniciativa Camarária ou em parceria com o instituto público para a habitação e reabilitação urbana (IHRU) pretendemos continuar a implementação de ações de regeneração nas habitações sociais e dos espaços comuns aí existentes, incluindo a instalação de parques infantis e desportivos que possam ser utilizados por toda a População, numa lógica contributiva para a inclusão social.

} REDE SOCIAL E DE VOLUNTARIADO JUVENIL

Tendo como base os vários intervenientes inseridos na rede de Ação Social do Município e de modo a promover iniciativas concertadas com a atuação dos mesmos, propõe-se a criação de uma Rede Local de Voluntariado Juvenil.

} CAMPO DE FÉRIAS INTERGERACIONAL

Criação de um Campo de Férias Sénior Municipal, monitorizado por jovens integrados num Programa de Ocupação dos Tempos Livres, a realizar durante os meses de verão, com várias ações lúdicas e recreativas a serem desenvolvidas nos vários pontos de interesse do Município.

No âmbito da ocupação dos tempos livres, o Município alargará o número de vagas nos seus campos de férias para crianças e jovens, que vamos continuar a realizar.

} ACAMPAMENTO MUNICIPAL DE ESCUTEIROS

De modo a congregar o alargado número de jovens que se inserem nos diversos agrupamentos escutistas no Município, criando um espaço de encontro, formação e convívio da Comunidade Municipal, vamos promover a realização de um Acampamento Municipal de Escuteiros, em São Jacinto, com periodicidade regular.

DESPORTO

} INCENTIVO ÀS MODALIDADES DE MAR E RIA

Aproveitando a geografia do nosso Município, vamos dar um forte incentivo à prática dos desportos náuticos utilizando as infraestruturas necessárias para treino e competição, por intermédio dos Clubes direcionados a essas modalidades, no âmbito da nova “Estação Náutica do Município de Aveiro”, realizando ações de sensibilização dos Jovens e das Famílias para a adesão aos desportos da água.

} CERTIFICAÇÃO DE INFRAESTRUTURAS

Apoiar as várias Associações na certificação dos espaços dedicados ao desporto, com objetivo de permitir ao Município acolher competições desportivas oficiais, contribuindo de igual forma para a promoção da atividade física com mais qualidade.

} FREGUESIAS ECOSPORT

Promovendo hábitos de vida saudáveis e ecológicos e fomentando a prática desportiva dos jovens, pretendemos criar uma competição entre as várias Freguesias/Associações, de diversas práticas, aproveitando os espaços naturais de valor ecológico e paisagístico existentes no nosso Município.

} ROTEIRO DOS ESPAÇOS NATURAIS

Criação de uma rota de espaços naturais destinado à prática de múltiplas atividades desportivas e de lazer.

O roteiro definido privilegiará espaços cicláveis e pedestres, que em ligação ao desenvolvimento de plataformas e aplicações digitais permitirá a partilha de experiências na riqueza geográfica do nosso Município.

ASSOCIATIVISMO E CULTURA

} FORMAR DIRIGENTES ASSOCIATIVOS

Para manter as Associações fortes e coesas é fundamental os dirigentes associativos adquirirem formação orientada para a gestão da vida associativa, administrativa, financeira e geral, procurando estimular o incremento social e individual dos seus associados.

Esta formação deverá ser realizada em modo de co-working e de partilha de ideias entre Associações da mesma área de atuação, promovendo-se igualmente elevados níveis de democraticidade e responsabilidade na comunidade associativa.

} PORTAL “AVEIRO ATIVO”

Criação de um portal online e de acesso móvel facilitado, através das empresas existentes nas incubadoras do Município, onde estarão presentes todos os eventos dinamizados no Município, sendo esta a melhor forma de conhecermos o trabalho e as atividades associativas realizadas ou a realizar.

} CULTURA NOS CANAIS

Dinamizar mais a Cidade durante todo ano através de exposições, eventos e espetáculos ao ar livre, capazes de reunir as várias Associações e agentes culturais Município e da região de forma a dinamizar a Cidade, o Município e os Munícipes.

} ‘MOLICEIRO FEST’

Organização de um espetáculo que se desenrole inteiramente no canal central da Ria, onde espetadores e artistas confluam nos tradicionais moliceiros da nossa região.

Um evento que promove a cidade e a sua imagem de marca, criando um panorama coreográfico emocionante, sendo o mesmo inserido no âmbito da Grande Regata de Moliceiros do ‘Ria de Aveiro Weekend’.

TURISMO E AMBIENTE

} INCENTIVO AO INVESTIMENTO TURÍSTICO

O nosso Município possui características únicas capazes de fazer alastrar o turismo aos seus quatro cantos: Reserva Natural de São Jacinto, a Ria de Aveiro, a Pateira de Requeixo, entre outros.

Neste sentido vamos promover uma política de turismo mais alargada, incentivando a criação de unidades/atividades turísticas com este sentido.

} AVEIRO – NOS CANAIS DO FUTURO

Torna-se imperativo dar um salto ao nível das tecnologias, criando plataformas, aplicações, espaços e uma rede interligada entre os vários locais de visita, de forma a dar a conhecer as experiências de cada visitante, bem como potenciar e partilhar Aveiro de forma mais rápida e eficaz por todo o mundo.

} PROJETO BUGA

O Projeto BUGA vai ser reestruturado como parte do sistema de mobilidade urbana inserido no PEDUCA (em execução), tendo como objetivo servir os nossos Cidadãos e todos os que nos visitam, numa lógica de revitalizar a marca e o propósito desta bicicleta de utilização pública. A remodelação das redes das ciclovias assim como a manutenção das bicicletas são aspetos estruturantes do plano. Este é um instrumento importante para promover o uso da bicicleta pelos Cidadãos.

} SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

Criação de um plano de gestão de energia, bem como de planos de reciclagem de águas pluviais e de águas cinzentas em edifícios camarários para utilização em regas de espaços verdes e lavagem de ruas e pavimentos.

Da mesma forma devemos dar ênfase à redução de consumo de produtos químicos e sistemas integrados de aquecimento de edifícios e instituições municipais com base em Solar Térmico e Biomassa.

Aliança com Aveiro

Determinação, Coração, Ação

This site is protected with Urban Giraffe's plugin 'HTML Purified' and Edward Z. Yang's Powered by HTML Purifier. 2005 items have been purified.